Igreja Caminhante em Direção aos Mais Necessitados

Visita pastoral arquidiocesana mostra uma Igreja caminhante em direção aos mais necessitados

WP_20160605_143 (Mobile)O segundo dia da visita pastoral arquidiocesana à paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, em Campo Grande, no domingo 05, evidenciou que é preciso o pastor ir ao encontro das ovelhas, como forma de renovar a fé dos fiéis e conhecer as suas fragilidades. Os céus pareciam conspirar para o êxito dos propósitos de divinos. Contrariando as previsões meteorológicas, ao longo de todo o domingo não caiu uma gota de chuva em Campo Grande, situação que facilitou bastante as visitas aos enfermos e as caminhadas pelas capelas e comunidades da região.

WP_20160605_077 (Mobile)A programação teve início com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido ministrando a benção final aos fiéis presentes a Missa na Igreja Matriz do Bom Parto.
Após a Missa, o arcebispo metropolitano foi conhecer a capela da Imaculada Conceição, na comunidade conhecida como Vila da Prata e a história de devoção dos moradores do local. Em seguida, Dom Fernando visitou duas enfermas da comunidade, que devido à doença, encontravam-se impossibilitadas de deslocarem-se até a capela.  Depois, Dom Fernando, acompanhado pelo pároco Pe. Claudionor Alves, pelo Pe. Paulo Sérgio Vieira, do Vicariato Recife-Soledade, por Pe. Josenildo Tavares, da Pastoral arquidiocesana e agentes de pastorais da paróquia, dirigiu-se para visitar o barraco da viúva Sra. Betânia, com nove filhos pequenos, que conhecera na tarde do dia anterior, na comunidade São José, perto do canal. O grupo levou palavras de solidariedade e auxílio à numerosa família, que mora em um insalubre barraco, vulnerável a toda sorte de intempérie climática. A viúva contou que vive da cata de material reciclável e que está sobrevivendo do que consegue encontrar no lixo. Sensibilizado, Dom Fernando se mobilizou com Pe. Josenildo para articular uma rede de apoio à viúva, em conjunto com a paróquia do Bom Parto. Ainda na parte da manhã do domingo, a visita pastoral contemplou o Lar de Idosos Benevides e mais duas residências com paroquianos enfermos.
WP_20160605_111 (Mobile)No início da tarde, a visita pastoral continuou em ritmo intenso. Dom Fernando e o grupo arquidiocesano e paroquial dirigiram-se à comunidade São Vicente de Paulo, no Chié, região marcada pelos alagados e canais, remanescentes de manguezais. Na capela São Vicente, o arcebispo escutou atento a moradora D. Djanira Morais, que relembrou os mais de quarenta anos que ela atua como voluntária, perseverando junto aos fiéis da localidade. O grupo realizou ainda mais quatro visitas a enfermos da comunidade do Chié e da Matriz. A Juventude da paróquia do Bom Parto recebeu especial atenção do Arcebispo, no encontro que aconteceu antes da celebração da Missa. Dom Fernando rezou e dialogou com os jovens. A visita pastoral arquidiocesana foi encerrada com a concelebração eucarística, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto. O arcebispo metropolitano falou aos presentes que a Missa seria em ação de graças pela visita pastoral e que naqueles dois dias teve um contato mais aprofundado com a realidade desafiadora vivenciada pela paróquia do Bom Parto.

Veja mais fotos clicando aqui:
https://goo.gl/GZ8n33

Fonte: www.arquidioceseolindarecife.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *