Papa Despede-se de Maurício

Papa despede-se de Maurício

O Papa Francisco ficou apenas algumas horas em Maurício, onde celebrou a Santa Missa para a comunidade católica local e se encontrou com as autoridades deste pequeno país. – Silvonei José – Cidade do Vaticano

O Papa Francisco  – Peregrino de paz – encerrou no início da noite desta segunda-feira (19h, hora local) a sua 31ª Viagem Apostólica que o levou no dia de hoje à capital de Maurício, Porto Luís, terceira etapa da viagem. Pouco antes das 9h30 (horário local) o Papa Francisco chegou a Porto Luís, para uma visita de um dia. Tendo partido do Aeroporto de Antananarivo, foram pouco mais de 2 horas de voo e 1.055 quilômetros percorridos, os mesmos quilômetros que faz retornando à capital malgaxe.

Despedida

Na sua despedida de Maurício o Pontífice foi acolhido no aeroporto pelo primeiro-ministro, Pravind Kumar Jugnauth. Depois do piquete de honra, o Papa subiu a bordo do avião que o leva de volta a Antananarivo.

O dia

Na manhã de hoje o Papa celebrou a Santa Missa no Monumento de Maria Rainha da Paz, lugar que recebeu mais de 80 mil pessoas. A missa foi celebrada no dia em que a Igreja recorda a memória do Bem-aventurado Jacques-Desiré Laval, conhecido como o “apóstolo da unidade mauriciana”.

Em sua homilia, o Pontífice citou o amor por Cristo e pelos pobres como a marca distintiva da vida do beato francês que morreu na ilha em 1864.

Na parte da tarde o Pontífice teve um encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático no Palácio Presidencial.

A independência de Maurício é recente, tem apenas 51 anos, e a política é regida por um sistema democrático, que – segundo o Papa – contribui para fazer do país “um oásis de paz”.

“Faço votos de que este estilo de vida democrática possa ser cultivado e desenvolvido, contrastando nomeadamente todas as formas de discriminação”, afirmou Francisco, encorajando os políticos a serem um exemplo, principalmente aos jovens, e que possam ser sempre dignos da confiança dos compatriotas.

O último ato do Papa foi a benção de algumas mudas de árvores no Palácio Presidencial que serão plantadas na várias ilhas do país. Um projeto que deseja plantar mais de 100 mil árvores na República de Maurício.

O Papa despediu-se de Maurício, retornando para Antananarivo, Madagascar, de onde parte na manhã desta terça-feira com destino a Roma.