Seminário no Recife Discute Campanha da Fraternidade 2019

Seminário no Recife discute Campanha da Fraternidade 2019

O Seminário “Fraternidade e Políticas Públicas – Uma Visão Global” acontece no próximo dia 26 de janeiro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, no bairro da Várzea

A Campanha da Fraternidade será discutida e vivida mais intensamente no período da Quaresma, que tem início na Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, e vai até o domingo 21 de abril, quando a Igreja celebra a Páscoa de Jesus Cristo. O tema da CF 2019, escolhido pelos bispos brasileiros ainda no ano de 2017, a partir de sugestões vindas de organizações sociais, governos e de organismos da própria Igreja, vai refletir sobre o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Com esta campanha a Igreja quer: “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

No âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife, muitos serão os eventos para promover a Campanha da Fraternidade, organizados nas paróquias e comunidades. Um deles, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral (CAP) de Animação Bíblica, acontece no próximo dia 26 de janeiro, pela manhã, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, no bairro da Várzea: o Seminário “Fraternidade e Políticas Públicas – Uma Visão Global”, dirigido prioritariamente a catequistas, coordenadores de pastorais, clero, diáconos e seminaristas. O presidente da CAP, Adelson Sobral, no entanto, diz que o evento é aberto a qualquer pessoa que se interessar em discutir o assunto a fim de que, a partir do aprofundamento do tema, possa participar dos diversos conselhos existentes (em níveis municipal, estadual e federal) em que se discute políticas públicas, dando um olhar mais cristão às ações.

Os palestrantes do Seminário do próximo dia 26 serão a socióloga e economista Tânia Bacelar, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, e o coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares Ferreira, que tratarão os subtemas “Olhar Político/Científico”, “Realidade e Desafios Pastorais” e “Numa Igreja em Saída”, respectivamente. O Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, dará sua bênção ao final do evento, por volta do meio-dia.

Com base nas informações e reflexões do seminário, o tema da Campanha da Fraternidade será discutido nos vicariatos e paróquias da Arquidiocese já a partir de fevereiro. Durante o ano, o tema da CF será levado aos vários conselhos municipais que discutem políticas públicas, como os conselhos Tutelar, de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Direitos da Pessoa com Deficiência, de Direitos da Mulher e outros. Para Adelson Sobral, “é preciso que cristãos engajados, leigos e leigas, tenham um envolvimento mais efetivo na discussão dessas políticas públicas, para que tenhamos um olhar e um agir mais pastorais nas ações implementadas e na destinação dos recursos para as áreas mais afetadas pela pobreza e pela falta de investimentos dos órgãos municipais, estaduais e federais”.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/bvriR6OFC6W5IwhZ2 

Texto-base, CD, cartazes, camisetas e outros produtos da Campanha da Fraternidade 2019 estão à venda nas livrarias católicas, como a Paulinas, que fica na Rua da Palma (esquina da Rua Frei Caneca), 59, no centro do Recife. Parte do material está também disponível no link “Materiais” do endereço eletrônico edicoescnbb.blog que traz cifras e partituras das músicas da Campanha, slide para data show e o vídeo do hino da CF 2019.

SEMINÁRIO
“Fraternidade e Políticas Públicas – Uma Visão Global”
Campanha da Fraternidade 2019
Data: 26/01/2019
Local: Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital (Várzea)

PROGRAMAÇÃO
08:00h – Acolhida e Credenciamento
08:30h – Abertura
08:45h – Políticas Públicas: Olhar Político/Científico
               Dra. Tânia Bacelar de Araújo – Método VER
10:00h – Políticas Públicas: Realidade e Desafios Pastorais
                Dom Limacêdo Antonio da Silva – Método JULGAR
10:45h – Intervalo
11:00h – Políticas Públicas: Numa Igreja em Saída
                Padre Josenildo Tavares Ferreira, OMI – Método AGIR
11:45h – Encerramento
                Dom Antônio Fernando Saburido, OSB – Arcebispo de Olinda e Recife

Fonte: www.arquidioceseolindarecife.org