Padre Paulo Dutra Assume Nova Paróquia São João Batista em Camaragibe

Padre Paulo Dutra assume nova paróquia São João Batista em Camaragibe

O Vicariato Várzea da Arquidiocese de Olinda e Recife ganhou, na noite de ontem (10/01), mais uma paróquia em seu território: a de São João Batista, no Km 10 de Aldeia, município de Camaragibe. A nova paróquia tornou-se a 21ª do Vicariato, após ser desmembrada da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.  

Durante celebração eucarística na nova igreja matriz de São João Batista, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, instalou a nova paróquia e deu posse ao seu novo administrador paroquial, padre Paulo Dutra de Moraes Barbosa, antigo vigário da Paróquia de Casa Forte, no Recife. “Venho para cá com alegria, pois foi em Aldeia que celebrei minha primeira missa, em 2017, e porque a nova paróquia é filha do Sagrado Coração de Jesus, assim como fui filho da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Casa Forte”, disse o padre Paulo aos fiéis.

Em sua homilia, dom Fernando explicou que a motivação para a criação da paróquia foi a necessidade de melhorar o atendimento aos fiéis nesta área. “Quanto menor o território, maior a assistência do pároco e do vigário aos fiéis, por isso desmembramos algumas paróquias para criar outras, com a presença de um padre escalado para morar e trabalhar na região”.  

Essa reestruturação na Arquidiocese vem acontecendo desde que dom Fernando assumiu como arcebispo de Olinda e Recife, em 2009. Dividiu o território em vicariatos e, de lá para cá, mais de 20 paróquias foram criadas. Neste mês de janeiro, serão seis novas paróquias. “Isso foi possível graças ao comprometimento do povo de Deus, que se organizou em pastorais, comunidades vivas de fé e serviço, e também às novas vocações nascidas na Arquidiocese”, disse o arcebispo. Somente nos últimos dois anos, 17 padres foram ordenados para trabalhar na evangelização do povo de Deus, incrementando o atendimento às paróquias e comunidades.

A nova Paróquia São João Batista nasce com sete comunidades: a igreja matriz (São João Batista), e as capelas São José (Vila Rica), Nossa Senhora da Apresentação (Centro de Evangelização das Damas), Nossa Senhora da Conceição (Borralho), Nossa Senhora de Fátima (Piim), Santo Antônio (Clube Alvorada) e Nossa Senhora de Fátima (Condomínio Sete Cazuarinas).

Cumprindo o rito de posse, o administrador paroquial, padre Paulo Dutra, renovou seu compromisso sacerdotal, fez sua profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, recebendo das mãos de dom Fernando o documento de sua provisão canônica, com validade de um ano, e as chaves da igreja.

Nos agradecimentos, após a missa, o novo administrador deu boas notícias: dois paroquianos de Casa Forte fizeram doação de todos os tijolos necessários para a construção da nova igreja matriz, que está com projeto pronto. “E se alguém da comunidade souber levantar paredes, eu quero aprender para ajudar”, disse padre Paulo.

A matriz da Paróquia São João Batista está localizada na Rua Júlio Ribeiro, 171, Aldeia (Vera Cruz).

Fonte: www.arquidioceseolindarecife.org