Véspera de Todos os Santos Inspira Crianças a Viverem o Holywins e não o Halloween

Véspera de Todos os Santos inspira crianças a viverem o Holywins e não o Halloween

Nos últimos anos, várias dioceses, paróquias e comunidades católicas de várias partes do mundo têm recuperado o 31 de Outubro como a Véspera de Todos os Santos. Assim nasceu a celebração do “Holywins” (A santidade vence) para comemorar com as crianças o dom da vocação universal à santidade.

As atividades são realizadas por organizações católicas, como por exemplo a comunidade Emmanuel que organiza entre os compatriotas de São João Paulo II, nas ruas de Varsóvia, a procissão de “Todos os Santos”, com adoração Eucarística e benção do Santíssimo. “Queremos mostrar o aspecto alegre da celebração com todos os santos. É também uma alternativa para o Dia das Bruxas. Por isso, convidamos todos, especialmente toda a família para vestir-se como os seus santos preferidos e a sair conosco neste desfile animado e colorido”, dizem os organizadores.

Na diocese de Alcalá de Henares (Espanha), o “Holywins” é realizado desde 2009 com dinâmicas especialmente direcionada para as crianças, na Plaza de los Niños Santos. Com a celebração eucarística na Catedral Magistral, adoração e evangelização pelas ruas. Como um “plus” adicional, o “Kerygma”, grupo diocesano da diocese espanhola, oferece aos interessados um material de catequese para as crianças aprenderem a viver mais intensamente a “Noite de Todos os Santos”.

No Brasil, A Arquidiocese de Porto Alegre também se soma a esta festividade. Em 2017, as famílias se encontraram no teatro do Edifício 40, para desfrutar de um grande concerto com diversos músicos católicos. No Recife, na visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Ipsep, no ano passado, um grupo de crianças de uma creche se vestiu como santos, e fez uma surpresa ao arcebispo, dom Fernando Saburido. Uma inspiração para o dia 31 de outubro próximo! 

A festividade de “Holywins” chegou nas redes sociais de whatsapp e se propõe aos usuários difundir a véspera e a festa de todos os santos colocando a imagem de um santo na foto do perfil e compartilhando a seguinte mensagem: “Todo o santo é uma verdadeira estrela do Senhor, que formam a sua coroa de amor sobre todos nós. Neste dia de graça não só se celebra os santos conhecidos de todos, mas também aqueles que viveram juntamente conosco e que já estão na morada definitiva: o Céu”.

Fonte: www.arquidioceseolindarecife.org