Arcebispo Preside Missa de Cinzas e Abre CF 2016 em Associação de Recicladores

Arcebispo preside Missa de Cinzas e abre CF 2016 em Associação de Recicladores

Missa de CinzasA Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro, abre o período quaresmal para os católicos. A data também marca lançamento da Campanha da Fraternidade (CF). Em 2016, o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” provocará o debate sobre a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. A CF terá pela quarta vez um caráter ecumênico. A iniciativa é desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

A cada ano, o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, escolhe um local para a celebração e abertura da campanha na Arquidiocese de Olinda e Recife. Por conta do assunto a ser refletido em 2016, a missa será na Associação de Recicladores de Olinda (ARO), em Olinda, ao lado do Aterro de Aguazinha. A cerimônia terá início às 16h e terá dom Saburido como presidente. O ato terá a participação sacerdotes, religiosos, seminaristas, leigos, representantes da sociedade civil.

Para dom Fernando, é preciso refletir e propor mudanças, que devem ser realizadas não de forma isolada, mas com a participação de toda a sociedade. “Não podemos fechar os olhos diante dos problemas socioambientais tão gritantes e que afetam diretamente milhares de pessoas no nosso Estado e país. Precisamos encontrar soluções e juntos, igrejas, poder público e sociedade civil trabalharmos para que as mudanças possam de fato ocorrer”, destaca dom Saburido.

Quarta-feira de Cinzas

Este é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a efemeridade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. “A Quarta-feira de Cinzas propõe uma espiritualidade baseada no despojamento de nós mesmos (o jejum), na solidariedade para com todos os irmãos e irmãs (a caridade) e no aprofundamento da nossa intimidade com Deus (a oração)”, explica dom Fernando.

A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. O padre marca a testa dos fiéis com cinzas. Para os católicos é dia de jejum e abstinência de carne.

Quaresma 

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos em memória ao jejum de Jesus Cristo no deserto, antes de voltar a Jerusalém para ser condenado e morto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O “Glória”, o “Aleluia” e o “Te Deum”.

 A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa. O período é reservado para a reflexão e à conversão espiritual. Nesse tempo a Igreja Católica propõe três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. “Estes 40 dias de retiro espiritual que a Quaresma nos proporciona a cada ano, nos asseguram a misericórdia de Deus diante de gestos sinceros de arrependimento e disposição de mudar. Todo esse processo quaresmal deverá resultar em ações concretas. Devemos encontrar, criativamente, em cada lugar, os jeitos melhores de participar em ações solidárias”, propõe o arcebispo.

Campanha da Fraternidade

De acordo com o texto base da iniciativa, “o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que justiça ambiental é parte integrante da justiça social”.

A campanha será desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si”. A carta do Santo Padre foi divulgada em junho do ano passado.

 

MISSA DE CINZAS E LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016
Local: Associação de Recicladores de Olinda (ARO) ao lado do Aterro de Aguazinha
Avenida Senador Nilo de Souza Coelho (2ª Perimetral Norte)
Dia: 10 de fevereiro – Quarta-feira de Cinzas
Horário: 16h

Fonte: www.arquidioceseolindarecife.org